Método Pilates

 O Método Pilates




O método Pilates ou a Arte do Controle é um sistema completo de exercícios físicos que busca o bem-estar físico e mental, criado por Joseph Hubertus Pilates que o nominou de ‘Contrologia”.

O método concebido a partir da necessidade de seus praticantes destaca-se pela originalidade de seus conceitos e princípios, sendo considerado por seus praticantes e por especialistas como o mais eficiente método de condicionamento da atualidade.

Joseph, em busca dos elementos que propiciam o equilíbrio e a harmonia entre o corpo e a mente, no livro Your Health de 1934, descreve o conceito de contrologia:

“É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso ou dormindo.

Escreve mais tarde sobre contrologia em seu segundo livro Return to Life Through Contrology publicado em 1945:

“Contrologia é a completa coordenação de mente, corpo e espírito. Desenvolve mente, corpo e espírito. Desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, desenvolve a vitalidade fisica, revigora a mente e eleva o espírito. O condicionamento fisico é o primeiro requisito para a felicidade... Nós temos de tentar alcançar constantemente corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes até o limite de nossa capacidade”.

Neste livro Joseph amplia o alcance de seu método:

“A contrologia começa com o controle da mente sobre seus músculos. Respeitando milhares e milhares de células cerebrais, ativando assim novas áreas estimulando o posicionamento da mente.”

Este conceito, com quase dez décadas, traz longevidade física e mental e é a base de trabalhos para os que buscam integrar e harmonizar corpo-mente, mente-corpo.


Resumo Histórico

Joseph Hubertus Pilates (1883 – 1967)



Joseph H. Pilates, autodidata, nasceu em 10 de dezembro na cidade alemã de Monchengladbach, perto de Dusseldort, em 1883, porém alguns historiadores datam de 1880, já que naquela época era comum o registro muito depois do nascimento. Acredita-se que para divulgar os efeitos positivos de seu método, Joseph mencionava que sofreu de asma, raquitismo e febre reumática na infância, pois não há como provar a veracidade sobre esse fato. Estudou  fisiologia, anatomia e também se inteirou da Medicina do Oriente. Foi estudioso das filosofias gregas e romanas, em busca da manutenção da saúde física e mental. Seu pai era um premiado ginasta e sua mãe naturopata, o que provavelmente o influenciou.

Joseph tornou-se especialista em cultura física, mergulho, esqui e ginástica.

Em 1912, Joseph mudou-se para a Inglaterra onde ganhava a vida como boxeador, artista de circo e treinador de autodefesa de detetives ingleses.

            Com a primeira "catástrofe" mundial (1914-1918), ele foi considerado “estrangeiro inimigo” e enviado para um campo de concentração e mais tarde na Isle of Man. Tornou-se enfermeiro neste campo, iniciando ali o trabalho com as molas. Ele as atrelava às camas, com o objetivo de reabilitar os soldados feridos. Os soldados praticavam movimentos de resistência em suas próprias camas e assim Joseph descobriu um sistema de exercícios que acelerava a recuperação dos mesmos.

Nenhum dos internos sucumbiu a uma pandemia que matou milhares de pessoas em 1918, a gripe espanhola e isso chamou a atenção para o trabalho de saúde que Joseph Pilates exercia.

Seguindo sua trajetória, Joseph continuou os programas de treinamento de condicionamento fisico em Hamburgo, Alemanha, e aperfeiçoou seus métodos trabalhando com a força policial da cidade.

Em 1926, desiludido com o trabalho com a força policial alemâ, emigrou para os Estados Unidos e fundou o seu primeiro estúdio na cidade de Nova Iorque. 

Utilizando sua inteligência e dinamismo, criou seus equipamentos e aprimorou as técnicas que praticava durante a primeira guerra e intitulou de Método Pilates de Condicionamento Físico, também conhecido como a Arte do Controle ou “Contrologia”. Com isto conquistou rapidamente o mundo da dança como bailarinos e indivíduos famosos dos espetáculos musicais e cinematográficos. Mais tarde atletas e artistas também se rendiam ao método.
 

Postagens mais visitadas deste blog

mais sobre mim

Pilates em mastectomica radical