Fisioterapia integrada em Câncer de Mama

 



JORNADA DOS PACIENTES - COMO É E COMO ACONTECEM AS SESSÕES

Tratar as sequelas que ocorrem nos capilares linfáticos do membro do lado da mama operada, provenientes da cirurgia da retirada da mama e linfonodos axilares, e da radioterapia. Reorganizar a postura com a nova imagem corporal. Trabalhar a autoestima, dentre outros.

Nos últimos anos avanços importantes acontecem no tratamento médico e fisioterápico do câncer de mama, desde a forma como as cirurgias estão sendo realizadas até a liberação desses pacientes para a fisioterapia. Lembrando que apesar da frequência maior deste câncer ser em mulheres, o câncer de mama também afeta homens.

A fisioterapia é uma área que está ligada a recuperação e manutenção da função. Pacientes mastectomizadas devem receber tratamento fisioterápico assim que são liberadas pelo oncologista. O tratamento fisioterápico em associação a drenagem linfática atuará no controle do edema, através de toques específicos para auxiliar o corpo a encontrar um novo caminho para a captação e escoação da linfa do membro lateral à cirurgia.

O tratamento oncológico provoca sequelas além do corpo físico, e a terapêutica precisa ser abrangente. Quando uma paciente mastectomizada chega no consultório, ela não só está passando pela recuperação de uma cirurgia, ela está tratando um câncer, e nosso objetivo é tratá-la de acordo com suas necessidades físicas, emocionais e até espirituais.

Reações físicas adversas vão além da cirurgia e do edema, pois os efeitos relacionados à radioterapia podem causar edema, sensação de peso no braço e na mama, alterações na pele no local da radio, fadiga, dentre outros. A radioterapia apesar de ser um tratamento eficaz, produz além das alterações físicas citadas, causam alterações emocionais e funcionais.

Portanto, me preparei no passado, e me preparo todos os dias mais e mais. O melhor disso tudo foi perceber lá atrás, no início dos meus atendimentos em cuidados com do ser humano, que para obter bons resultados é preciso aprender sobre o completo e complexo sistema humano, a fusão da alma, corpo e mente, no mais tudo pode perecer fútil sem essa conexão. 

Com o passar dos anos, estudos científicos tornaram-se indispensáveis, assim como mais e mais conhecimento técnico, juntos, ciência e prática clínica, formaram profissionais diferenciados.


Tratar pacientes, seja qual for sua queixa principal, vai além da técnica, e pacientes mastectomizadas estão acima de tudo frágeis, sensíveis e até podem apresentar angústia, depressão, irritabilidade, ansiedade dentre outros transtornos. Não podemos e nem há como ser “prático” quando exercemos a maravilhosa profissão fisioterapia, temos em mãos uma responsabilidade muito grande, incalculável e inimaginável.

Minhas sessões buscam tratar o ser humano como um todo. Certamente que haverá de existir uma “cumplicidade”, uma interação entre a profissional e seus pacientes. De nada adianta um fisioterapeuta especialista sem a participação e compromisso de seus pacientes. Um conselho, se você não acredita em fisioterapia, seja porque já precisou de um fisioterapeuta e este não pode lhe oferecer aquilo que precisavas, em primeiro lugar, pense se você atuou junto a ele, pois fisioterapia é uma via de mão dupla, nós sempre precisamos dos nossos pacientes afinados conosco, mas infelizmente, ainda há muitos que pensam que é só chegar, deitar-se em nossas mesas terapêuticas e a mágica acontece. Não há mágica, não há nada que possamos fazer da noite para o dia, mas sim, a fisioterapia bem ministrada ajudará todos que precisam dela a se recuperarem mais rápido, e isso acontece porque a fisioterapia tem como o principal objetivo eliminar a dor, restabelecer a função e proporcionar qualidade de vida.



Assim, tratar pacientes mastectomizadas com a devida atenção ao sistema respiratório, ao sistema locomotor e ao emocional através de exercícios específicos de Pilates, que também atuam na postura destas pacientes, da Laserpuntura (“acupuntura” sem agulhas), das técnicas manipulativas como a drenagem linfática pelos caminhos da fáscia, que “ensinam” novos percursos para os capilares linfáticos poderem escoar a linfa, este é o diferencial que ofereço. Este trabalho é simplesmente um presente que a experiência técnica juntamente com a prática me proporcionou, e que me torna capaz de ajudar significativamente os pacientes que procuram pelos meus atendimentos.

Fisioterapia com amor. 

 

 

Postagens mais visitadas deste blog

Método Pilates

mais sobre mim

Pilates em mastectomica radical